EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

sábado, 5 de maio de 2012

Indicações Literárias

O que é Indicação literária?

Indicação literária é um gênero que descreve parte da história de um livro, seja através da reescrita ou de um resumo, porém o desfecho da história jamais é revelado.


Eu era Leila

Livro: Eu era Leila
Autor: José Laerte Alonso Cabrera
Enredo: Este livro traz um história voltada para os jovens que relata a vida de uma adolescente que fica grávida aos 14 anos, ela é uma garota pobre, simples e como qualquer outra necessita de atenção e amor. Mas a vida, parece negar-lhe essas necessidades básicas e para sobreviver... Com uma linguagem fácil este livro é envolvente e atual, porém a intenção do autor é despertar questionamentos no leitor acerca da responsabilidade de cada um na formação de um novo modelo na sociedade.


Vale pena ler!
Eu já li e você??? Não???
Então, venha até a Sala de Leitura Cecília Meireles e se delicie com nosso acervo.
Estamos esperando por vocês!




Dirce , José Laerte e Rosani



Abraços!!!



Professoras: Dirce e Rosani







A galinha que criava ratinho



Livro: A galinha que criava ratinho
Autora: Ana Maria Machado
Enredo: O galo e a galinha queriam ter filhos, mas não conseguiriam ter seus pintinhos, então resolveram adotar um ratinho. Eles tinham uma vida tranquila e feliz até que um dia, enquanto a mamãe galinha estava fora, uma raposa faminta invadiu a casa da família. Será que essa história vai acabar bem?
Esta história é emocionante e bem divertida, não perca tempo vá até a Sala de Leitura Cecília Meireles e leia, você vai adorar!!!


Abraços...





Professoras: Rosani e Dirce






A marca de uma lágrima






Livro: A marca de uma lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Enredo:Isabel é uma fantástica adolescente de 14 anos, que escreve lindos poemas,
inteligente, sagaz. 
Para todos, ela sempre tem uma resposta na ponta da língua, menos para o seu inimigo: o espelho. Isabel é complexada, pensa que é feia, gorda e coisas típicas da idade, sua uma melhor amiga é Rosana, uma garota que ela vê como perfeita, apesar de não se sair tão bem nas matérias da escola. Num determinado dia, a mãe de Isabel a obriga a ir à festa de aniversário do primo Cristiano, que ela faz anos que não vê, nem se quer se lembrava do garoto. Para acompanhá-la, chama Rosana para ir. Quando chega lá, se vê completamente apaixonada pelo primo, que tem olhos apenas para sua amiga Rosana o que aumenta ainda mais sua desesperança. Este livro é atual e envolvente você vai se identificar de alguma maneira, não deixe de ler, vale a pena!



Boa Leitura!!! 
Abraços,
 Rosani e Dirce




Os dois Cabritos


Livro: Os dois cabritos
Autor: Tatiana Belink
Enredo: Um cabrito preto e outro branco querem atravessar uma ponte em sentidos opostos, ao mesmo tempo. Eles tentam resolver esse impasse da pior maneira, através da violência. E os resultados não são nada bons. Não deixe de ler este livro, pois leva a uma reflexão, pois a obra ressalta a importância de se adotar uma atitude pacifista e não violenta. É bem legal!!!


Boa Leitura!!!

Rô e Dirce






Memórias Póstumas de Brás Cubas



Livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Enredo: Lançado em 1880, Memórias Póstumas de Brás Cubas é um livro que fez duas coisas marcantes ao mesmo tempo: inaugurou a fase madura do já notado Machado de Assis e deu início a um novo período da literatura brasileira, o Realismo (em que Machado de Assis seria consolidado através de seu teor psicológico). Construído em primeira pessoa, Memórias Póstumas narra, de modo invertido, a vida de Brás Cubas, um “defunto-autor”. O livro começa com a morte do protagonista. O autor primeiro descreve seu enterro, os delírios antes da morte até retornar a sua infância e começar a narrar os acontecimentos de forma linear e cronológica. Na infância, Brás Cubas agia como uma criança abastada e cheias de privilégio que fazia do negrinho Prudêncio seu brinquedo de estimação, montando nele maltratando-o. Na escola era traquino e amigo de Quincas Borbas, que no futuro será um defensor contumaz do “humanitismo”, insistindo que somente os mais fortes sobreviverão. Na juventude, o personagem se apaixona por uma cortesã, Marcela, e gasta rios de dinheiro com ela que o amou por “quinze meses e onze contos de réis”. O pai de Brás Cubas acaba com a situação e manda o filho para Europa para estudar Direito em Coimbra. Brás Cubas volta com o diploma na mão, mas sem nenhuma aptidão para o trabalho e apaixona-se por Vigília, mas a jovem acaba-se casando com o Lobo Neves, que além de “roubar-lhe” a noiva, arrebata também a candidatura de deputado que seu pai planejava. Antes de morrer, Vigília o visita. Não há acontecimentos históricos no livro. Ao final, o próprio narrador enumera essas não-realizações. O que está em jogo, além da inovação quanto ao narrador, é a forma irônica como o autor apresenta os processos de formação do país e os caprichos da elite da época.
Leia esta obra de Machado de Assis, ela é envolvente e surpreendente, você vai adorar!!!
Boa Leitura!!!
Profªs Rosani e Dirce


Nenhum comentário:

Postar um comentário