EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Relato de Leitura

O que é relato?

Relato é a representação pelo discurso faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. São exemplos de relatos:Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia, relato de livro, etc.

Como fazê-lo:


É feito em 1ª pessoa de forma subjetiva, detalhada, geralmente com linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre fato ocorrido no passado. Por isso mesmo, que o tempo verbal é o pretérito perfeito.



Relato de leitura



Fiquei super curiosa pra conhecer esta autora , assim que terminei de ler o livro perguntei para minha professora se na Sala de Leitura tinha mais livros da “Márcia Kupstas” , depois corri pra internet em busca de saber mais sobre ela e conhecer alguns de seus livros. Ela é muito legal e sua linguagem é fácil. Li o livro “O Primeiro beijo “ em um dia na Sala de Leitura  durante nosso encontro do GAME SUPERAÇÃO JOVEM – LEITOR ANTENADO. Se você estuda na 7ª, 8ª e 1º, 2º e 3º do EM venha fazer parte desse time. Alex, um garoto de doze anos, saiu do interior para morar na cidade grande. Lá  encontra Bete, uma menina que lidera um caderno com jogo de perguntas pessoais. Em parte forçado, começa a responder o questionário. Eis a pergunta básica - Você já deu beijo numa menina? Responder ao questionário vai levar Alex a conhecer melhor seus amigos e a si mesmo. Uma história de ternura sobre o momento mais terno de nossas vidas.O beijo...Ficou curioso (a) vá até a Sala de Leitura “Cecília Meireles” e leia este livro, você vai adorar.


Depoimento da aluna Ligiane (8ªA) participante do Game Superação Jovem
06/10/2011




                                         Aluna Ligiane - 8ª A


Alex, um garoto de doze anos, saiu do interior para morar na cidade grande. Na nova e cara escola, os alunos riem do seu sotaque e o tratam com pouco caso. Alex acredita que perdeu tudo - amigos, brincadeiras no campo, os paparicos da avó. Mas encontra Bete, uma menina que lidera um caderno com...

Nenhum comentário:

Postar um comentário