EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

domingo, 3 de junho de 2012

Baú Literário

Justificativa
Quando assistimos a um filme que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência. O mesmo acontece quando lemos um livro, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura.
Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente as mesmas histórias, solicitar outras, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção.
Para que isso seja vivido com mais intensidade, os alunos podem fazer uma parceria com os colegas indicando suas leituras preferidas. Caso o aluno ainda não saiba escrever pode pedir para um colega ou professor para ser escriba.

Objetivos 
O objetivo desse projeto além de desenvolver a competência leitora, favorecer o aprendizado aos alunos e propor estratégias de leitura em favor da construção do conhecimento deve:
  • Fomentar o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros preferidos; 
  • Discutir com as crianças as características de um texto de indicação literária; 
  • Escrever sínteses de livros como indicação literária para serem trocadas entre grupos de faixas etárias aproximadas;
  • Promover um encontro entre alunos de outras salas para a troca de livros. 
Conteúdos 
Comportamento leitor: 
  • Indicação das preferências literárias;
  • Características do texto de indicação literária; 
  • Produção de sínteses de indicação literária. 
Procedimentos Socialize a proposta de escrita de indicações literárias com os alunos:
  • Em uma roda de conversa, anuncie que o grupo fará o levantamento de todas as histórias que foram lidas e depois escolherá as que foram mais interessantes para que os colegas de outro grupo também leiam. Deixe que se lembrem dos títulos, de partes das narrativas e que algumas justifiquem o porquê das escolhas ou escolher, ao final de cada semana, o livro que mais gostaram de ler; 
  • Organize por escrito (na lousa ou no computador), na presença dos alunos, uma lista dos títulos de livros que a professora leu em classe e de que mais gostaram naquela semana. Deixe a lista de títulos afixada na Sala de Leitura e escolha com a classe aproximadamente cinco títulos para serem indicados a outro grupo; 
  • Divida as crianças em grupos e distribua catálogos de várias editoras de livros infantis para que tentem antecipar quais são as informações que constam nesses materiais. Se o grupo já tiver crianças alfabetizadas, garanta que pelo menos uma em cada agrupamento para leia os textos para o grupo. Caso contrário, leiam você mesmo algumas sínteses ou resenhas para sala, relacionando-as às imagens que constam nesses catálogos. 
Escolha uma resenha de um livro já conhecido pelo grupo e realize a leitura. Após ler vários textos desses catálogos, realize os seguintes encaminhamentos:
  1.  Questão para o grupo: como são esses textos lidos? Eles contam a história do livro todo? (retome a resenha do livro já conhecido pelo grupo). Anote as falas das crianças. 
  2. A partir daí, peça que as crianças escolham um livro da Sala de Leitura, que conste na lista dos livros preferidos, para que o grupo tente fazer oralmente uma resenha. 
  3. Converse sobre a produção de resenhas de indicação literária para todos os alunos da outra escola, para que assim o outro grupo conheça as histórias preferidas e sinta-se convidado a ler também. 
  4. Retome os cinco títulos preferidos do grupo e escolha um sobre o qual escrever a resenha. Comece por uma situação de texto oral com destino escrito: as crianças ditarão o texto e você fará o registro na lousa. Enquanto os pequenos ditam, é importante reler o texto toda vez que for preciso pensar em sua continuidade. 
  5. Se o texto possuir muitas marcas da oralidade, como "aí", "né", "então", discuta com as crianças e tente reescrevê-lo retirando tais marcas e as repetições. Chame a atenção para a presença dessas expressões e negocie a passagem da linguagem oral, mais coloquial, para a linguagem escrita. 
  6. Reapresente uma síntese ou resenha do catálogo e peça que analisem se o texto tem essas expressões. 
  7. Releia o texto em voz alta para as crianças parte por parte, discutindo essas questões. Se for preciso, quando as crianças não conseguirem fazer certas alterações, você pode sugerir, mas é importante que a maior parte seja compartilhada com o grupo.
  8. Organize os desenhos em parceria com a turma e monte um cartaz. Coloque o cartaz no mural da escola ou da Sala de Leitura para que os colegas possam apreciar o trabalho em ampliar seus conhecimentos sobre leitura. 
 Público Alvo
Todas as séries do Ensino Fundamental – Ciclo I e ciclo II e Ensino Médio. Para tanto, é preciso adequar o nível de desafio necessário para esses alunos.

Cronograma
Durante todo ano letivo de 2012.

Recursos materiais
Catálogos de editoras, livros literários, lápis, lápis de cor, giz de cera, papéis variados, cola, tesoura, pincel atômico, revistas para recorte entre outros.

Avaliação

Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem para as crianças, observe se elas: 

Passam a indicar a leitura de livros e autores, ampliando seu repertório de livros e autores preferidos; 

Compreendem a função social dos textos de indicação literária e se apropriam de algumas características que distinguem esse gênero (como dar referências do livro indicado - título, autor, editora, ilustrador; 

Apresentar ao leitor algumas informações sobre o livro que justifiquem sua leitura e cuidar de não dar outras informações, como o desfecho da história, a fim de produzir um efeito de suspense, gerando o desejo de ler).


Indicação de literária

Li este livro e recomendo que você também  leia, é
muito interessante e me surpreendeu,  pois  conta 
a história de:
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

Se você quiser saber  mais é só ler o livro___________
__________________________________________________
Do autor:_________________________________________

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário