EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Luis Fernando Veríssimo

A vida do famoso escritor Luis Fernando Veríssimo conteve muito estudo e trabalho, onde aos poucos foi sendo reconhecido nacionalmente e mundialmente, graças aos textos bem criativos que fez. Confira a biografia desse grande nome da literatura brasileira.



Biografia

Luis Fernando Veríssimo é natural da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e nasceu no dia 26 de setembro de 1936. Filho do também escritor Érico Veríssimo, Luis começou desde cedo os seus estudos em instituições de ensino renomada o Instituto Porto Alegre e a famosa universidade Roosevelt High School, que ficava em Washington, EUA. Morou fora com apenas 16 anos e lá nos Estados Unidos aprendeu, além da literatura, a conhecer o mundo da música, e graças a isso até hoje é apaixonado pelo seu instrumento musical saxofone.

O escritor Luis Fernando Veríssimo começou a sua carreira como jornalista em um famoso jornal chamado Zero Hora, que publicava as edições na sua cidade natal, isso em 1966. Depois passou a trabalhar em outro jornal Folha da Manhã em 1975. A coluna que escrevia fez tanto sucesso que no mesmo ano conseguiu lançar seu livro “A Grande Mulher Nua”, que continha vários textos de sua autoria. Seu trabalho foi tão admirado pelas pessoas e empresas que chegou a participar do “Planeta dos Homens”, criando os quadros desse programa que passou na televisão pelo canal Rede Globo. Outro trabalho foi na série “Comédias da Vida Privada”, que forneceu alguns dos seus textos engraçados.

Algumas das obras famosas do escritor Luis Fernando Veríssimo
O Popular;
A Grande Mulher Nua;
Amor Brasileiro;
As Cobras e Outros Bichos;
O Jardim do Diabo;
Pai não Entende Nada;
Peças Íntimas;
O Santinho;
Zoeira;
Sexo na Cabeça;
O Gigolô das Palavras;
O Analista de Bagé;
A Mão Do Freud;
Orgias;
As Aventuras da Família Brasil;
O Analista de Bagé;
A Velhinha de Taubaté;
A Mulher do Silva;
O Marido do Doutor Pompeu;
A Mesa Voadora;
Traçando Paris.



Crônica: Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. 
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. 
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida. 
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. 
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”. 
8. Há uma linha muito tênue entre “hobby” e “doença mental”. 
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. 
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Criado por: Luís Fernando Veríssimo



Contos de fadas moderno

Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: - Eu, hein?... nem morta!



 Luís Fernando Veríssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário