EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto: Senta que lá vem a história



Objetivos 
Para atender as necessidades da instituição escolar e, ao mesmo tempo atender a necessidade de formar leitores assíduos, é preciso trabalhar com projetos de leitura que estimule a aprendizagem e  que favoreça a autonomia, envolvendo toda a classe.
No entanto, faz-se necessário apresentar aos alunos leituras que desperte o gosto e o prazer de ler, dessa forma é preciso realizar atividades que estimule a expressão oral e corporal, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e provocando diálogos e discussões.
E para que este projeto tenha sucesso é preciso:

  • Criar o hábito de escutar histórias;
  • Favorecer momentos de prazer em grupo;
  • Enriquecer o imaginário do aluno; 
  • Favorecer o contato com livros literários de qualidade; 
  • Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento; 
  • Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas;
  • Estabelecer situações comunicativas significativas em grupo;
  • Desenvolver a autonomia;
  • Proporcionar momentos para dramatizar o livro. 


Procedimentos


O trabalho do professor começa com seleção de livros de qualidade, que tenha textos bem elaborados, e com ilustrações atraentes. As histórias devem ter estruturas textuais que favorecem a compreensão e que leve o aluno a uma reflexão. 
O espaço deve ser atrativo, limpo e organizado com tapete e almofadas para que todos fiquem confortáveis e possam deitar-se entre as almofadas. É importante que todos consigam ver o professor e o livro. 
Apresentar o livro ao grupo destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, ilustrador etc). Fazer uma breve pesquisa para saber, o que o aluno imagina que vai acontecer na história. Depois, deve fazer a apresentação do livro procurando despertar o interesse em escutá-la e aproveitar o momento para apresentar a biografia do autor, a leitura deve ser fiel mas procure não mostrar as ilustrações permitindo que o aluno use a imaginação. 
Após a leitura mostrar as imagens, pedir aos alunos que contem a história através das imagens do livro. Ainda nesta atividade peça as crianças que recontem a história sem ver imagens, sempre explorando a seqüência da história e oportunizando a todos que participem, e no final aproveite o para fazer uma reflexão sobre o tema abordado. 
Estar sempre diversificando as atividades de leitura para que os alunos possam participar sem perder o entusiasmo, usando várias estrategias como: recontar a história através de dramatização de mímicas, de teatro, fantoches, máscaras, objetos, usar fantasias confeccionadas por eles, etc. 
O mais importante é conquistar os estudantes para frequentarem a Sala de Leitura, aguçar a curiosidade e o desejo de pegar livros, despertando o gosto e o prazer de ler. Público Alvo
Todos os alunos do Ensino Fundamental ciclo I e II

Recursos Materiais
Livros de literatura, fantoches, fantasias, tapete e almofadas.

Cronograma
No decorrer do ano letivo, uma vez por semana.

Avaliação

É possível repensar a avaliação, sabendo que esta é necessária, mas que não pode prevalecer sobre a aprendizagem.
Portanto, procure observar se o aluno está atento durante a leitura do livro, se consegue contar a história em seqüência através de imagens e sem imagens.
Propor momentos de reflexão sobre a leitura para que todos possam participar e opinar.

Alunos do ciclo I

Professora contando histórias

Professora Rosani na hora do conto no 3º ano

Professora Dirce na hora do conto

Professora Dirce lendo "Felicidade Clandestina de Clarice Lispector para os alunos

Professora Rosani lê a Princesa Arabela mimada que só ela 


 Alunos do 4º ano
Leitura do livro: A Princesa Vampira - alunos 4º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário