EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto: Ciranda Jornalística


Objetivos
A roda de jornal tem como objetivo aproximar o aluno do mesmo, um portador de diferentes gêneros textuais sobre diferentes aspectos da vida na cidade e no mundo. Desenvolver o hábito de ler jornais tanto para obter informação quanto para se distrair. Utilizar o jornal como fonte de informação para acompanhar as notícias que marcam o dia a dia. Nas rodas de jornais procure explicitar procedimentos que fazem parte das práticas sociais de leituras de jornais como:
  •   Identificar os principais informações aparecem nos jornais: data, caderno, fonte, título da notícia, olho da notícia, legenda de fotos, manchete, etc; 
  • Conhecer a organização de alguns jornais;
  •  Diferenciar notícias de outros gêneros encontrados nos jornais;
  •  Localizar as informações principais em uma notícia; 
  •  Relacionar as imagens e as legendas em uma notícia; 
  • Desenvolver o senso crítico do aluno.
Procedimentos 
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. 
Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. 
O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem, tema desta sequência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na variedade padrão da língua. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.
Desenvolver atividades para que se perceba a familiaridade que o aluno tem sobre a organização do jornal.
Apresente a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observe as opiniões dos alunos. Trazer para sala de aula diferentes jornais e entregue um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chame um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:
  •  nome do jornal;  
  • cadernos encontrados;
  • nipo de assunto.
 Apresente uma reportagem em transparência ou copiada. Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade. Liste no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens.
Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a notícia junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a atenção também para o nome da jornalista responsável. Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido com a leitura e oriente todos a registrar no caderno. Como lição de casa peça que a turma traga outras reportagens.
Entregar um jornal para cada aluno e pedir para que escolha uma notícia para apresentar aos colegas. Organize a turma em grupos e peça que cada um apresente os textos trazidos. No fim da atividade, solicite que os estudantes apresentem o que cada grupo discutiu. Amplie a lista de características da notícia.Retome a atividade da aula anterior e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:
  • título;
  • jornal;
  • caderno;
  • assunto abordado. 
Propor a leitura de outra notícia, os estudantes devem fazer o mesmo com outra notícia. 
Sugestão: você pode criar um banco com as notícias trazidas pelos alunos. 
Use uma caixa para arquivá-las.

 Publico Alvo 
Todos os alunos do Ensino Fundamental do ciclo I e II e Ensino Médio.

Cronograma 
O projeto será desenvolvido durante todo ano letivo, a cada quinze dias.

Recursos materiais 
Diferentes jornais, Computador com datashow, papel pardo,textos jornalísticos e fita crepe.

Avaliação
Ao final das aulas, faça a verificação coletiva das atividades. Muito mais do que buscar acertos ou erros é importante dar ênfase aos procedimentos utilizados para encontrar as informações solicitadas. Espera-se que o trabalho desenvolvido permita que o aluno alcance estas expectativas a seguir:
  • identificar diferentes textos publicados nos jornais;
  • reconhecer características estudadas nas notícias;
  • identificar as ideias centrais nas reportagens lidas;
  •  identificar as diferentes vozes nas reportagens;
  • verificar quem trouxe aos materiais solicitados; 
  • diferenciar notícias de outros gêneros;
  •  observar se o aluno lê, compreende e opina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário