EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto: Biografias e Autobiografias

Objetivos
· Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
· Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.

Série Envolvidas
Alunos do 5º ano

Conteúdos
· Pesquisa: Recortar biografias para montagem de mural;
· Leitura da biografia da Cecília Meireles;
· Características específicas das biografias;
· Leituras de outras biografias;
· Definição de biografia e autobiografia;
· Produção da autobiografia;
· Procedimentos de revisão.

Tempo estimado
· Dois meses

Recursos materiais 
TV e DvD, livros de biografias e autobiografias, papéis, canetas, lápis e cartolina.

Desenvolvimento
1º Momento
Leia em voz alta biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura. Por meio delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer diversos escritores, poetas como a de Cecília Meireles que foi homenageada pelos alunos da escola que escolheram seu nome para a Sala de Leitura. Converse com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas.

2º Momento
Convide os alunos a contar a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em livro. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita da garotada.

3º Momento
O grupo já pode elaborar um roteiro, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.

4º Momento
Com o roteiro pronto e antes de escrever sua própria história, proponha aos estudantes elaborar coletivamente uma biografia a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do diretor da escola, a de outro professor ou a de um servente, mas deixe que a classe escolha quem será o biografado e garanta que a pessoa escolhida seja conhecida por todos do grupo.

5º Momento
Faça uma revisão coletiva do texto a partir da pergunta: "O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?". Para conseguir a resposta, dê exemplos de bons textos: leia histórias de autores conhecidos e peça à turma que diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto melhor? As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são rápidas e fulminantes, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é igual à falada e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer.

6º Momento
O próximo passo será escrever com os estudantes uma lista com expressões comuns nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: "desde então", "tal qual", "predileta", "emocionante", "porém" e "silenciosamente", entre outras.

7º Momento
Comece a produção do texto. Os alunos que já sabem escrevem de próprio punho e os outros produzem oralmente e ditam para que você escreva. Assim, todos os textos serão de autoria das crianças, mesmo que não tenham escrito.

8º Momento
Para criar uma cadência de atividades embaladas por uma atmosfera colaborativa, leia em voz alta as autobiografias de todos e, juntos, revisem e definam versões mais aprimoradas de cada texto. Se necessário peça que escrevam uma segunda versão da história, se baseando nos comentários feitos pelos colegas.

9º Momento
Para ilustrar as autobiografias, peça que as crianças desenhem ou façam colagens de seus autorretratos.

10º Momento
Escreva a introdução do livro e organize o índice também. Lembre-se de que o objetivo do livro não é apresentar um texto perfeito com todos os aspectos corrigidos, pois isso não seria possível nesse momento da aprendizagem. O foco da reflexão de cada estudante é a produção de um texto de sua autoria.

11º Momento
Digite as histórias, imprima, encaderne os exemplares e marque o dia do lançamento, pois a celebração dessa conquista pode ser uma tarde de autógrafos com a presença dos pais.

Produto final
Livro de autobiografia dos alunos do 5º ano.

Avaliação

Não deve haver uma fórmula de avaliação. E nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos nas atividades, suas possíveis leituras, inferências, construção de textos realizados a partir de suas leituras.

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