Justificativa
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, é melhorar sua própria vida, ou ainda, ler para aprender a escrever. No que diz respeito à leitura, ela é vista como aquisição de competências, disposições e crenças relacionadas a usos escolares da escrita. É que sendo as famílias dos alunos pouco dotadas de conhecimento, não podendo, assim, elas mesmas transmiti-lo a seus membros, elas são as maiores incentivadoras da leitura, pois concordam que a aprendizagem se inicia com ela. Visando uma melhora na leitura e escrita de nossos alunos, e a socialização com os pais, fez-se necessário à criação de um projeto “Sacola Literária”, uma vez que a escola dispõe de um acervo razoavelmente grande de livros de literatura.
Objetivos
O maior objetivo da utilização da Sacola Literária é:
· para que os alunos adquiriram responsabilidade e não esqueçam de levar a sacola no dia da troca de livros;
· para proteger o livro (não sujar, fazer orelhas...);
· para que não esqueçam o livro em casa;
· para que não percam o livro;
· para proporcionar situações de leitura com a família;
· para incentivá-los a lerem mais;
A leitura feita de forma prazerosa, desperta aos mesmos a capacidade de raciocinar e interpretar o que leem, assim, formando cada vez mais leitores assíduos.
Procedimentos
As professoras da Sala de Leitura devem auxiliar os alunos nas escolhas de livros, promovendo assim, um maior contato com a leitura através de livros bem ilustrados e com histórias diversificadas e de qualidade.
Essa atividade deverá ser desenvolvida da seguinte forma:
- Fazer a troca de livros no mínimo uma vez por semana, sempre com o auxilio das professoras da Sala de Aula e da Sala de leitura;
- Realizar roda de leitura para socializar o que os colegas leram, sempre deixando um tom de suspense para aguçar a curiosidade ;
- Fazer a Indicação Literária;
- Incentivar os alunos a sempre dar sua opinião sobre a história.
- Dessa forma a leitura fica mais descontraída, envolve mais os alunos, aumenta a auto-estima e dá mais autonomia para opinar.
Recursos Materiais
Sacola literária, livros, gibis, revistas, entre outros.
Público Alvo
Todos os alunos do Ensino Fundamental do Ciclo I.
Avaliação
Verificar a responsabilidade de trazer a sacola na troca de livros, a conservação da sacola e dos livros.
Alunos recebem a "Sacola Literária".
Para realização do projeto contamos com a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Salete na confecção das sacolas literárias. Cada aluno recebeu uma sacola para levar os livros para casa.
Sacola literária, livros, gibis, revistas, entre outros.
Público Alvo
Todos os alunos do Ensino Fundamental do Ciclo I.
Avaliação
Verificar a responsabilidade de trazer a sacola na troca de livros, a conservação da sacola e dos livros.
Alunos recebem a "Sacola Literária".
O sucesso com o projeto superou nossas expectativas, os alunos ficaram alegres e entusiasmados ao receberem a Sacola Literária da 1ª dama Aparecida Rizzato (Cidinha) e da Diretora Sirley.
A entrega foi realizada na Sala de Leitura para os alunos do ciclo I.
A entrega foi realizada na Sala de Leitura para os alunos do ciclo I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário